TEXTO ESCRITO POR

CHUTES

May 8, 2014

 

Por Thomas Pinheiro .

 

Ao contrário do que muitos praticantes de arte marcial pensam, o sistema Wing Chun não é um estilo exclusivamente de braços; o treinamento das pernas e nisto inclui-se base, deslocamento, bloqueios e ataque faz parte intensamente da prática rotineira de treinos. Vamos destacar as principais idéias quanto à utilização das pernas em ataques e defesas no sistema Wing Chun.

 

Chutes baixos atacam áreas vulneráveis e de difícil defesa, como juntas, área genital, plexo solar. As mãos auxiliam as pernas. Mantendo o controle do adversário com os braços, o praticante aumenta o equilíbrio corporal e, conseqüentemente, a potência do chute que irá desferir.Com os braços se obtêm, através da sensibilidade junto ao adversário, informações para executar um ataque no flanco mais apropriado. As pernas devem proteger a linha central e, quando atacam, devem buscar a linha central do adversário no instante exato para a colocação do ataque.Ataque com chutes de forma rotativa, alternando o alvo e a altura.

 

A perna deve ser explosiva tal como o braço, força gerada pelas juntas e perfeito equilíbrio entre perna da base e da estrutura do tronco. Sem boa postura de perna há o comprometimento da efetividade dos chutes.

A postura deve servir como arma de ataque dos joelhos. Quanto menor o movimento do corpo ao chutar, menos visível será o ataque e, conseqüentemente, mais difícil de ser defendido pelo adversário. Qualquer movimento de ataque de perna pode ser utilizado como bloqueio, e vice versa.

Os bloqueios de perna são utilizados contra ataques de perna até a cintura. O uso de joelhos não se limita a serem realizados com a perna erguida, há ataques de joelho mantendo os dois pés no chão (técnica denominada pik pó, comum a vários estilos do sul da China).

 

Com aparelhos treina-se com mook jongs, mui fah jong, saco de parede, saco de pancada etc. Também fazem parte treinos de andadas, chutes no ar, aplicações com parceiro e treinos em chi sau, denominado, quando do uso das pernas, chi gurk. O aprendizado de pernas, em Wing Chun, segue a progressão natural dos níveis de domínio da arte.

Please reload

EM BUSCA DA ARTE MARCIAL.

May 7, 2014

1/2
Please reload

TEXTOS RECENTES

January 20, 2017

May 8, 2014

May 8, 2014

Please reload

PROCURA POR TAGS
Please reload

ACOMPANHE NOSSA PAGINA NO FACE
  • Facebook Classic