TEXTO ESCRITO POR

ENTREVISTA COM O SIFU THOMAS PINHEIRO

 

Entrevista realizada por Rodrigo Ramón para News Wing Chun Kuen Pinheiros n30 em março de 2013.

 

1-As formas utilizadas no Wing Chun são apenas conceitos ou efetivos movimentos marciais?

O movimento da forma realizado da mesma maneira da aplicação, porém a forma é ajustada de maneira a ter sequência pré definida, o que não ocorre em situação real. A forma com sua sequencia desenvolve continuidade e se você separar em pequenos pedaços irá perceber que ela fornece reação juntando as técnicas. No Wing chun cada forma trabalha de maneira a enfatizar um princípio, Siu Lim Tau favorece você se concentrar em um ponto do corpo, utilizando este ponto como intenção. Chum Kiu proporciona desenvolver potência a mais das juntas de todo o corpo. Bue Tze desenvolve de maneira mais contundente e rápido um ataque.

 

2- É verdade que somente a forma Siu Lim Tau, alicerce de toda estrutura marcial do Wing Chun, pode levar até uma hora para ser executada corretamente?

A forma do Siu Lim Tau pode levar o tempo que você estabelecer, pois na seção chamada Sam Pai Fat você é que estabelece seu tempo entre wu e fok sau. A forma praticada lenta é realizada com intuito de trabalhar a respiração, foco, tranquilidade, e assimilação de movimento, não quer dizer que é mais correta ou menos que outra feita em outra velocidade e ritimo.

 

3- Sifu, durante os treinos de Wing Chun, existe algum método respiratório alternativo?

O método respiratório de treino é aquele treinado desde o primeiro dia de aula, sua respiração na verdade para iniciar deve ser tranquila e separada da movimentação do corpo, isso vai permitir manter-se relaxado sem ofegar sua respiração, sem descompassar seu batimento cardíaco. no momento oportuno o aluno aproveita para o momento que quer utilizar de respiração somado ao movimento, ao exato instante de uma batida em ataque.

 

4- Além dos conhecimentos marciais, quais outros benefícios são percebidos pelo praticante de Wing Chun?

Os benefícios são muitos, entre eles, força nos ligamentos e tendões, uma percepção desenvolvida quanto aos movimentos do corpo e controle sobre estes movimentos, sua concentração, sua auto confiança aumentam, equilíbrio, postura da coluna, respiração melhoram, a energia do corpo aumenta, podemos transpor para o estar mais apto a atividades físicas com condicionamento anaeróbico. O desenvolver o relaxamento do corpo aumenta a sensibilidade corporal e a circulação sanguínea também. Para o homem ajuda a evitar câncer de próstata. Estas são algumas vantagens.

 

5- A pratica do Wing Chun possui alguma restrição etária? É possível que crianças, jovens e idosos possam usufruir desse estilo marcial?

Eu acredito que haja sim que haja uma restrição etária, porém você poderia com muita paciência em caso separado iniciar um treinamento, mas seria especifico pela idade, isto para iniciar. Quanto a começar com mais idade; o problema todo é seu histórico de vida, se já está todo acabado, fica difícil treinar depois de certa idade. Em arte marcial o ideal é construirmos nosso corpo com nossas necessidades ainda jovens, depois com o treino vira uma manutenção. Muito novos não tem maturidade  para treinar, quando jovens aos 16 querem aprender para brigar e depois dos 28, mais amadurecidos aproveitam melhor o treino na parte técnica e conceito.

 

6- A prática do Wing Chun é suficiente ou depende de conhecimentos complementares de outros estilo de kung fu ou outras lutas marciais?

O Wing Chun foi desenvolvido baseado em outros estilos de kung fu, porém algumas técnicas são pertinentes apenas ao estilo e por isso denomina-se estilo Wing Chun. Antigamente quem treina-se Wing Chun  já possuía habilidade em outro estilo, mas confesso que o que importa é como você ensina seu aluno, se expõe explanações reais e utiliza criatividade para desenvolvimento das técnicas. não existe receita pronta. Como foi baseado por uma mulher experte em outros estilos você até pode dizer em complementar com outros estilos marciais, mas primeiro deve dominar o Wing Chun, quando compreende ele, outras informações que sejam coerentes com as técnicas do wing chun podem ajudar a desenvolver-se mais ainda no seu wing chun. Podemos fazer uma comparação, a bebida alcoólica pode cair bem com uma refeição, aumentar seu paladar, esquentar, etc..... mas também pode estragar seu dia, sua noite, rsrs. A combinação das coisas não é aleatória, você tem que compreender muito bem para não estragar.

 

7- Quais debilidades físicas, sejam elas temporárias ou permanentes, podem restringir a prática do Wing Chun? Problemas como diabetes, bronquites ou até mesmos aqueles envolvendo coluna e joelhos podem impedir a prática desse estilo marcial?

O que pode impedir na verdade é você apresentar um quadro clínico que fosse lá em qualquer atividade física um impossibilitador; que também prejudicasse. Acho mais fácil pensarmos no que fazemos ou o que fizemos para nos estragar. Um treino bem orientado não leva a prejudicar, ao contrário. o que cada um precisa saber é até que ponto seu físico pode, ou não exceder. mas por ser uma arte marcial a pratica do Wing Chun requer condições básicas, não dá para praticar em sua totalidade algo que necessite das duas pernas e você não as tenha, dá para adaptar, mas estará incompleto. Com contato físico não é recomendável que você tenha descolamento de retina, e assim vai.... Também não quer dizer que se você tem alguma deficiência está impossibilitado, o adaptar-se também faz parte, conhecermos nossos pontos fracos e como treinar para compensa-los. Chama-se superação, força de vontade, gostar de praticar. Também podem ocorrer lesões, tanto por excesso quanto por falha de execução ou sua saúde que não permita esforço físico.

 

8-Existem torneios envolvendo praticantes de Wing Chun?

Existem, desde 1991 ou 92 surgiram torneios de chi sau o que acredito total perda de tempo. Chi sau é um exercício e por sua vez não é um combate e sim aperfeiçoamento de elementos para combate. Quando você impõe regras já está acabando com o treino do chi sau, então não sei para que serve algo desse tipo, mais para premiar, ostentar, levantar uma academia, é o lado financeiro de academia. As técnicas de Wing Chun se tratam de combate, defesa pessoal, situação real, se você treina com outra idéia como esportividade, seu Wing Chun será apenas uma amontoado de técnicas sem valor, apenas cópias. Alguns lutadores entram em torneios de desafios, mas nada oficial, nada sem notoriedade, mais pela questão de testar. Arte marcial se treina para você mesmo, sua obrigação é estar afiado naquilo que treina, dominar a técnica.

 

9-Alguma literatura relacionada ao Wing Chun? É recomendado que os praticantes  se utilizem de livros e material de video para complementarem o aprendizado do Wing Chun?

Literatura sobre Wing Chun você vai encontrar aos montes, acredito que seja algo mais como curiosidade, porque aprender, eu não acredito. hoje em dia ver um vídeo se torna até mais interessante pois você pode ver a ação; o que proporciona avaliar melhor o material. O computador permite você encontrar  mais matérias, o problema é se tem sentido o que escrevem, a técnica que demonstram. Muitos materiais sobre Wing Chun são cópias deslavadas e mudam apenas o nome do autor. Quem escreve necessariamente nem sabe do que está falando. Sem falar em textos inventados a revelia para favorecer uma organização de treino. O que sempre vale é; o bom senso e se você treina corretamente compreenderá se há material bom ou ruim na mídia.

 

10-Sifu, qual momento do treino o praticante conseguirá visualizar  a versatilidade do Wing Chun? 

Sentir-se a vontade aplicando é o fator principal para ter sucesso real e para conhecimento próprio. Quando você  incorporar e não mais copiar os movimentos saem de maneira expontanea, se modificam conforme a necessidade, tornam-se práticos e com resultados positivos. Essa é a proposta  de arte marcial, dominar a técnica, dominar seu corpo, sua mente  e suas ações. O tempo para chegar a isso, não existe, porque há variações que influem, como você  aprende, com quem, o quanto investe seu tempo, sua inteligência. e muito, muito suor.

 

Please reload

EM BUSCA DA ARTE MARCIAL.

May 7, 2014

1/2
Please reload

TEXTOS RECENTES

January 20, 2017

May 8, 2014

May 8, 2014

Please reload

PROCURA POR TAGS
Please reload

ACOMPANHE NOSSA PAGINA NO FACE
  • Facebook Classic