top of page
TEXTO ESCRITO POR

WING CHUN & DEFESA PESSOAL


Hoje em dia você entra na internet, e encontra um monte de opções sobre cursos de defesa pessoal, criados por exércitos, ou ramificações de determinadas artes marciais, mas e o Wing Chun sendo um estilo de kung fu, o que se pode dizer? Ah, a maioria quando procura pergunta, tem gritos?, tem faixa?, em quanto tempo vou aprender ou quando estarei apto para a alto defesa? Assisti o filme do Yip Man e quero aprender, tem combate?

Quando criado , o sistema de kung fu Wing Chun Kuen foi idealizado para combate, assim como todos os outros estilos marciais de quaisquer lugar, então você tem de pensar; qual a necessidade de uma arte marcial, "sobrevivência". Para isso é necessário não haver regras, nenhum conceito de beleza mas sim eficiência em situação prática.

A velocidade, a destreza, a potência tem que existir nos golpes para que se resolva o mais rapido possivel, sendo esta uma exigencia em combate real. O problema; muitas vezes você é inferior fisicamente, e também não possui tanto tempo para prática ou espaço, então o estilo Wing Chun procurou ser criado com finalidade de preparar um individuo o mais rapido possivel para situações de confronto.

Apresentam-se treinos de aspecto preparatórios para o fisico adequado a prática das técnicas, exercicios no ar, desenvolvendo velocidade, potencia e qualidade técnica dos movimentos.

Treina-se o aspecto mental, condicionando a reação instantânea de atacar, utilizar da agressividade como fator para não se intimidar, controlar a situação. Pratica-se estar solto, relaxado, mantendo o corpo em estado pronto para explosão dos movimentos. Estar colado ao oponente, fator comum em situação real, tem que aprender a lidar com pressões e forças do adversário, conduzindo, absorvendo, fazendo uma leitura de aberturas para ataque ou necessidade de defesa.

Treino com aparelhos de resistencia, como saco de pancada, saco de parede, mook jong, manoplas, escudos, melhorando a distancia, o corpo lidando com impacto, o fortalecimento de areas de batida.

Então temos uma questão, em situação real, você não sabe o que o outro pode fazer, como modificar a partir de um movimento? Aí é que o treino do Wing Chun gosta de exaltar, treinar combinações é apenas ativar a memória do corpo, sem duvida fundamental, mas a complementação do treino colado, grudado ao adversário é o que vai trabalhar a mudança de movimento. Não existe mágica, ou o adversário lhe entrega algum movimento visualmente ou você o sente.

Os movimentos curtos, controlando juntas quando necessário, ou apenas entrando de forma agressiva e fulminante sem regras de maneira tão curta que dificulte a defesa.

Muito do que se vê hoje nas artes marciais é um esteriótipo de arte marcial, um esporte ou demonstração de beleza, vende-se fórmulas, faixas , papéis, videos, representações. Se prendem a formas, a nomes. O wing chun não escapou disso, e graças a péssima qualidade de muitos pseudos professores, fica-se más impressões ou ensinamentos simplistas que não conseguem mostrar o funcionamento com as teorias, com treino sério.

O tempo para quem treina arte marcial não deve existir, porque é uma pratica para toda sua vida, a palavra kung fu é isto, é se superar, ser o melhor que puder no que fizer.

O treino não é facil, exige muito suor e dedicação, e com certeza será testado sempre seu psicológico. Na situação de defesa pessoal você tem que se superar pois é sua "sobrevivencia".

TEXTOS RECENTES
PROCURA POR TAGS
ACOMPANHE NOSSA PAGINA NO FACE
  • Facebook Classic
bottom of page