(Na sequencia das fotos; mestre Ching Ting Hua, mestre Kao Yi Shen; mestre Ho Ho Choy)

 

HISTÓRIA DO ESTILO PA KUA CHANG

(Linha de Ching, estilo Kao)

O Pa Kua Chang foi desenvolvido por Ton Hai Chuen (董海川) no começo do século XIX. Segundo seus próprios relatos, ele teria aprendido esta arte marcial de mestres taoístas e budistas nas montanhas da China rural. Há evidências que sugerem uma síntese de várias artes marciais pré-existentes ensinadas e praticadas na região em que ele vivia, combinadas à prática taoísta de andar em círculos, desenvolveu teoria dos 8 movimentos essenciais do Pa Kua, conhecidos como sien tien.

 

Ton Hai Chuen ensinou por muitos anos em Beijing, recebendo posteriormente apoio da corte Imperial.

Diversos discípulos de Ton se tornaram professores famosos, como Yin Fu (尹福), Ching Ting Hua (程廷華), Song Chang Hong (宋長榮), Liu Feng Chun (劉鳳春), Ma Weiqi (馬維棋) e Liang Zhen Pu (梁振蒲). Apesar de serem todos alunos do mesmo professor, seus métodos de treino e expressão técnica das palmas diferem: os estilos de Ching e Liu são especializados no "empurrar das palmas"; o estilo Yin é conhecido pelas suas palmas sinuosas; os alunos de Song praticam a técnica de palma "Flor de Ameixeira" (梅花) (Mei Hua); e o estilo de palmas de Ma é conhecido como "Martelo". Alguns dos alunos de Ton Hai Chuen participaram da "Revolta dos Boxers", incluindo Ching Ting Hua que desenvolveu os movimentos de sien tien em hou tien.

Kao Yi Shen nasceu no vilarejo de Da Zhuang Zi, distrito de Da Shan, condado de Wu Di, província de Shandong , China em 1866. Durante sua infância sua fortuna familiar foi perdida, então eles se mudaram para o condado de Shao Kao na província de Hebei para encontrar emprego. Quando ele era jovem, sua perna foi quebrada por uma carroça de mula e o osso foi colocado incorretamente, então Kao andou com uma bengala pelo resto de sua vida. Quando menino, ele aprendeu a arte de Da Hung Chuan (Punho Vermelho Grande) em sua aldeia natal.

Aos trinta anos, em 1896, Kao conheceu Chow Yee Chiang . Chow era um estudante talentoso de Ching Ting Hua. A habilidade de Chow em lutar lhe valeu o apelido de “Palma inigualavel” Chow. Kao e Chow "cruzaram as mãos" três vezes e Kao foi derrotado a cada vez. Kao se ajoelhou e pediu para se tornar discípulo de Chow. Chow disse que eles eram muito próximos para ele trazê-lo para o sistema, então Chow levou Kao a Pequim para se encontrar com seu professor Ching Ting Hua . Ching aceitou-o como seu aluno por causa de sua experiência anterior com Sung e da recomendação de Chow Yee Chiang. Kao aprendeu a maior parte do sistema com Chow e viajaria a Pequim periodicamente para estudar com Ching, até a morte de Ching, quatro anos depois.

Kao aprendeu as oito palmas, formas de armas e aplicações.

Mestre Kao Yi Shen foi o responsável por levar do Norte da China a técnica do Pa Kua para o sul da China.

Entre 1911 e 1917, Kao mudou-se para a aldeia de Yang , no condado de Wu Ching , província de Hebei , a cerca de dez quilômetros da cidade de Tianjin .

Ele ensinou na vila de Yang e na cidade de Tianjin. Kao também retornaria periodicamente à sua cidade natal em Da Shan na província de Shandong para ensinar. Tianjin era um lugar violento e violento com muitos artistas marciais experientes, gangsters e pessoas grosseiras. Qualquer um que ensinasse artes marciais na cidade de Tianjin tinha que ter uma habilidade real de luta.

A principal fonte de renda de Kao era ensinar aulas de artes marciais, então sua estrutura de classes foi projetada para ensinar qualquer um que quisesse aprender. Suas aulas públicas continham múltiplos níveis, cada nível de estudo custando mais dinheiro; alguns estudantes só queriam aprender Pa Kua Chang para a saúde, outros para show outros ainda queriam habilidades de luta. Ele treinou seus alunos de acordo com seus interesses, atitudes e condições físicas.

Mestre Ho Ho Choy nasceu em Cantão, em 1911, em uma vila de província de Guang Dong, na China.Com a idade de 18 anos, ele aprendeu Hung Gar Shaolin do Sul de seu tio.Ho Ho Choy veio para Tianjin como vendedor com a idade de 26. casando-se.

A família Ho era muito rico. Na parte da manhã, a Sra. Ho puxava o bebê para o parque para assistir a prática de Ho e mestre Kao.

Um dia de neve, Ho caiu de uma motocicleta a caminho do escritório. Ele quebrara o braço esquerdo. Um médico chamado Chan o tratou. Ho decidiu começar a aprender a fixação dos ossos. Kao era um fumante inveterado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele morava em uma casa de pedra além da entrada do parque. Esta casa pertencia à guarda do parque.Debaixo de seu travesseiro, colocou seus feixes de manuscrito. Estes manuscrito contavam diversas histórias interessantes. Ho foi introduzido no Pa Kua por que vigiava o Sr. Wong, que aprendera com Kao.

No primeiro dia de ensino,Kao disse a Ho:

 

1. "Eu aprendi a partir de um taoísta de idade, ele tem longa barba ao peito, mais do que eu".

2. 'Eu tive que jurar que quando eu aprendi, eu deveria ensinar a todos os conjuntos completos".

3. "Uma palma desenvolvida para oito, oito múltiplos para ser 64, então uma desenvolvida para seis, o total de 384 técnicas".

 

Em idade precoce; Kao havia sido um vendedor ambulante, uma vez que, sua perna foi quebrada por um carrinho de mula.

Depois de anos de prática, Ho tinha terminado a maioria das formas e técnicas.Kao disse que havia 12 animais na forma de Pa Kua.

Eles são diferentes de Hsin Yi. Havia também oito animais de pequeno porte nos céus pós e 8 animais grandes no pré céu. Ho começou a aprender, e ele sentiu que a forma de tigre era difícil para ele porque seu tamanho era pequeno. Ele estava interessado em forma de macaco.

 

Em 1943, em uma luta com um professor de Taiji no parque, Kao havia usado uma palma com ponta de dedo, atingiu ferindo o estômago do professor que ficou ferido e correu em um táxi para fugir. Ele morreu três dias depois.Um grupo de companheiros daquele professor veio para o filho de Kao por vingança. Wu Xia Meng chamou então colegas para afastar essas gangues.Kao recuou imediatamente para a aldeia a fim de evitar a polícia.Ele vivia em um quintal da clínica de erva do Sr. Hon na aldeia Wu Ching. Ele nunca mais voltou à cidade

A história mais impressionante é quando Ho decidiu voltar para o sul da China para evitar a revolução comunista, ele chegou a dizer adeus.

 

Em seu último jantar, Kao ainda lhe ensinou usando palitos de comer como a forma de 64 técnicas poderia ser realizada em bastão longo. Ho normalmente mantinha-se na clínica durante a noite para continuar estudando.

Mestre Kao faleceu em 1951, aos oitenta e cinco anos.

O Pa Kua Chang possui variações na prática do estilo, o Pa Kua ensinado por Ho Ho Choy é o estilo Dragão Pa Kua Chang, linha do mestre Ching, estilo Kao, mestre Thomas Lo teve a oportunidade de treinar com o grande mestre Ho Ho Choy e conta que os ensinamentos eram voltados fortemente para aplicação de combate, Mestre Ho era muito perfeccionista para ensinar, e ensinava apenas uma técnica de cade vez, só se aprenderia outra após dominar a primeira. 

ESTILO PA KUA CHANG