ESTILO TAI CHI CHUAN

 

SURGIMENTO DO TAI CHI CHUAN

Existem algumas teorias em relação ao surgimento da prática do tai chi chuan, a maioria acredita que as técnicas foram desenvolvidas por Zhang Sanfeng, utilizando-se de técnicas marciais chinesas já existentes em sua época (entre 1127-1279) aliadas a concepção da supremacia da agilidade sobre a rigidez, da importância do uso do chi (energia interna), de alternação do Yin e Yang, insistindo num trabalho interior, com o exercício de respiração.

 

Por volta de 1861 destacou-se a família Chen, que desenvolveu as técnicas do Tai Chi Chuan atribuindo o nome de seu clã ao estilo praticado.

A família Chen formava uma milícia que lutava contra clãs de bandidos da época.Os membros da família Chen se consagraram, de pai para filho, por tradição, às técnicas de combate do tai chi chuan.

INICIO DO ESTILO YANG DE TAI CHI CHUAN, 
"YANG LU CHAN".

Yang Fu Kui, mais tarde chamado Yang Lu Chan (o "Lu" que tem dois caracteres chineses diferentes como aceito) nasceu em 1799 e morreu em 1872. A família de Yang Lu Chan era da província de Hebei, da prefeitura de Guangping, do condado de Yongnian e desde a infância sua família foi pobre. Ele seguiria seu pai ao plantar os campos e, como adolescente, ocupava empregos temporários. Um período de trabalho temporário foi gasto em fazer trabalhos na farmácia chinesa Tai He Tang, localizada na parte oeste da cidade de Yongnian (a farmácia foi aberta por Chen De Hu da aldeia Chen na província de Henan, prefeitura de Huaiqing, condado de Wen). Quando criança, Yang Lu Chan gostava de artes marciais e começou a estudar Chang Chuan, ganhando um certo nível de habilidade. Um dia ele viu alguns bandidos que vieram à farmácia procurando problemas. Um dos parceiros da farmácia usou uma espécie de arte marcial que Yang Lu Chan nunca antes havia visto para subjugar facilmente os ladrões. Por isso, Yang Lu Chan decidiu estudar com o dono da farmácia Tai He Tang, Cheng De Hu. Percebendo que Yang Lu Chan veio de coração e estava ansioso para estudar, Yang Lu Chan foi enviado para o Chen Village para buscar a 14ª geração da família Chen de tai chi chuan, tendo Chen Chang Xing como seu professor.

ORIGEM DO YANG JIA TAI CHI CHUAN

 

Se a família Chen foi o berço do tai chi chuan, a família Yang foi a principal fonte de propagação do estilo.

O estilo Yang Tai Chi Chuan foi fundado pelo grande mestre Yang Lu Shen (1799-1872), que fora discípulo do mestre Chen Changxing da família Chen de tai chi.

O grande mestre Yang Lu Shen nasceu em Yonguianxian, região de Guangping. Conta-se que Yang Lu Shen estabelecido no povoado Chen en Honan, procurava aprender as técnicas da família Chen porém os anos se passavam e nada de aprender.

 

Em uma noite , acordou e ouvindo barulhos, se dirigiu a um complexo de construções, escondido ficou a observar seu mestre, Chen Chang Xing a ensinar a alguns discipulos as técnicas e os tipos de captação de força, controle e emição.

Desta maneira, observando e retornando a seus aposentos, Yang estudava os movimentos e teorias. Com isso houve melhora sensivel em seu conhecimento marcial. um dia Chen ordenou a Yang que fizesse uma luta com seus discipulos e para surpresa, se deu conta do talento de Yang que venceu a todos os seus discipulos.

 

Devido a este fato, mestre Chen se dedicou a ensinar seus conhecimentos a fundo a Yang Lu Shen.Quando yang retornou a sua cidade empenhou-se a ensinar e transmitir seus conhecimentos aos cidadãos.

Ensinava a muitas pessoas e deu o nome de estilo neutralizador, o estilo suave devido ao uso de sua técnica suave poder neutralizar ataques com muita força de seus oponentes. Posteriormente Yang mudou-se para Pequim onde ensinou tai chi no exército dos manchus e teve entre seus discípulos diversas personalidades da corte dos Qing.Yang era uma pessoa prática e gostava de comparar e provar suas técnicas frente a outros estilos de arte marcial. Quando viajava pelas provincias do Norte apenas levava uma pequena bolsa e sua lança.

Fosse onde fosse, desafiava lutadores marciais que fossem famosos do lugar. Quando conversava com alguem que se dizia imbativel, insistia até poder obter o desafio. Os três filhos de Yang deram prosseguimento a divulgação do estilo, O primeiro, Yang Qi, morreu ainda jovem. O segundo se chamava Yang Yu e o terceiro Yang Jian. Yang Yu treinou muito desde pequeno com seu pai, que não dava descanso no treino. Yang Yu ficou famoso por irradiar muita energia em seus golpes, dizem que quem treinava ou lutava com ele sempre saía com marcas vermelhas no corpo além de ser atirado a mais de dez metros de distancia. Yang Yu desenvolveu o estilo Yang de seu pai a um treino mais curto, dando origem ao que conhecemos hoje em dia como estilo Wu de tai chi chuan.Yang Jian também treinou arduamente com seu pai, tinha um personalidade mais amavel que seu irmão, e também teve muitos alunos.

Ensinou os estilos com grande, média e pequena estrutura. Ensinava o uso da espada e do facão (dan dao) , também era experte no uso da lança do bastão e eximio atirador de dardos. Conta-se que sua maior proeza era manter um passaro em sua palma sem deixar voar, pois era tão sensivel que neutralizava a força da pata do pássaro não permitindo que voasse.

 

Yang Jian (Huo) teve tres filhos, porém apenas Yang Zhao Xiong (o mais velho) e Yang Zhao Qing(o mais novo) continuaram a propagar seu tai chi chuan. Yang Zhao Xiong treinou tai chi desde os sete anos, gostava de transmitir força aos outros e era muito bom lutador. Alcançou um nivel muito elevado nas artes marciais, tinha movimentos rápidos, seguros e precisos.

Teve poucos discipulos pois dificilmente aguentavam treinar, já que Yang Zhao Xiong batia muito durante o treino e também não queria propagar demais sua arte. Yang Jian Huo teve outro filho; também conhecido como Yang Cheng Fu, nasceu em 1883. Tinha uma personalidade indulgente e bondosa e quando jovem não se preocupou em aprender artes marciais.

Após a morte de seu pai focou-se em aprender e a praticar sem descanso alcançando com um tempo um grande prestigio. Muitas de suas habilidades vieram do resultado de sua investigação e prática pessoal, certamente se houvesse praticado desde jovem haveria sido melhor que seu avô.

Ensinava utilizando posturas maiores, exigindo que fossem amplas e abertas, possuia habilidade de dirigir a força de adversários como de emitir sua própria energia. Em consequencia a seu agradavel temperamento, teve muitos discipulos.

 

 

Os anos de 1930 a 1935 registrou-se a introdução do ensino do Tai Chi Chuan em estabelecimentos de ensino secundário e nas escolas de professores de educação física na China.O estilo Tai Chi Chuan Yang ensinado por Thomas Pinheiro advém dos ensinamentos do mestre Yang Cheng Fu; através da genealogia do mestre Cheung Kwok Tai que ensinou tai chi a mestre Lo Siu Chung que por sua vez ensinou ao sifu Thomas Pinheiro.