top of page
TEXTO ESCRITO POR

MOOK YAN JONG

Por Thomas Pinheiro.

O Mook Yan Jong significa aparelho de madeira, boneco de madeira de treino. Em relação ao estilo Wing Chun há um Mook Jong sofisticado desenvolvido para a prática do sistema. Seu formato de tronco cilíndrico suspenso, três braços cônicos e uma perna de madeira, guardam a possibilidade de treino e aperfeiçoamento de técnicas. O advento desse aparelho, no estilo Wing Chun, se deu através da monja Ng Mui. Durante as gerações que se passaram até a de Yip Man, a construção desse aparelho tem sofrido variações com a finalidade de deixa-lo com menos resistência e faze-lo absorver mais a força do praticante.

O APARELHO.

Determinados estilos utilizam-se de Mook Jongs diferenciados, ou seja, criados para atender ao treino de determinados movimentos característicos ao estilo, no caso do Wing Chun, as duas peças superiores são referentes a braços, o do meio é um braço ou perna e a peça de baixo uma perna com pontos referentes a joelho, canela e tornozelo. No início o Mook Jong utilizado no Wing Chun era mais rígido; o tronco fixado diretamente ao solo, posteriormente ganhou mais molejo no tronco, braços e perna. Há detalhes fundamentais na construção do Mook Jong; o ângulo dos braços superiores, da perna; a distância entre braços superiores e o baixo, entre o baixo e a perna; a altura do aparelho em relação ao praticante. A confecção de um Mook Jong normalmente deve feito quando se conhece perfeitamente a técnica praticada; pois assim evita-se erros grosseiros que acarretam em distorção na técnica, já que o treino é exaustivo. Um Mook Jong inadequado para treino apenas ocupa espaço ou talvez sirva de cabide.

CONTEÚDO DA FORMA

Existe uma forma (kuen toe) de Wing Chun praticada no Mook Jong, conhecida como 108 técnicas de mão e 8 famílias de chute, porém o kuen toe original sofreu variações com o passar dos tempos, gerando combinações diferentes na forma porém; obtendo-se os mesmos ou melhores resutados no objetivo do treinamento e mantendo-se as técnicas tradicionais. Da mesma maneira como as formas “Siu Lin Tao”, “Chum Kiu”, “Bue Tze” e as de armas, a forma do Mook Jong tradicional ensinada por Yip Man mantinha muitos movimentos escondido e seqüências nem sempre lógicas e que mesmo aprendidas nem sempre levariam ao objetivo do aprendizado, cabendo ao mestre durante o ensino, instruir o discípulo de um melhor aproveitamento com reformulações nas seqüências inicialmente ensinadas. Pode-se supor que esta foi e ainda é uma maneira de se preservar o estilo de oportunistas dentro do Wing Chun. O Wing Chun teve seu desenvolvimento como estilo em grande parte do tempo dentro de pequenas embarcações chinesas, com isso, foram incorporadas técnicas dentro da forma do Mook Jong que serviriam de recuperação de equilíbrio dentro de um barco em técnicas das formas Siu Lin Tao e Chum Kiu sendo movimento, utilizando-se da própria mureta da embarcação. Porém são movimentos que de nada adiantam em terra firme. Mais da metade dos movimentos se referem a o restante a forma Bue Tze. A forma é subdividida em seções com conteúdos de técnicas como jong sau, pak sau, huen sau, poh pai jeong, bong sau gaan jam sau, dai bong sau e gum sau; intermediadas por outros movimentos de braços, andadas e chutes.Durante o treino dos níveis do sistema Wing Chun, existem inúmeras práticas de exercícios no Mok Jong, com várias finalidades a fim de desenvolver chutes, deslocamentos, distância, foco, coordenação, ponto de contato nos bloqueios, velocidade, força de atrito, enfim, elementos que concorrem para a efetividade em aplicação real.

É fundamental na prática com o Mook Jong, o toque do braço, o rítimo imposto na aplicação dos movimentos. Não se utiliza força contra força. A prática errada leva a uma alteração no funcionamento das técnicas em aplicação com parceiro. O treino no Mook Yan Jong não substitui o treino com parceiro, mas é um elemento de aperfeiçoamento para a prática com o parceiro. A prática diária fortalece os ossos; a utilização da força bruta no Mook Jong acarreta, além do não aprendizado das técnicas, danos a saúde, principalmente em relação as articulações dos joelhos e pulsos, danos que chegam a se tornar crônicos.

SOBRE MUI FAH JONG

Mui Fah Jong são 6 postes de madeira dispostos na forma da flor de ameixeira, seu uso é anterior ao wing chun, utilizando-se deslocamento por entre os troncos, chutes, e andadas por sobre os troncos. Tem variação na altura e no diâmetro de acordo com as intenções do praticante, sendo comum utilizar-se apenas três troncos também. A finalidade deste aparelho era fazer com que o indivíduo ao treinar ganha-se maior censo de equilíbrio, maior força nos dedos dos pés, estando habilitado para regiões fossem de montanha ou locais de pouco espaço para se apoiar o pé, e uma desenvoltura em combate a mais de um elemento, pois o treino de andada por entre os troncos aumenta a fluidez de movimento. Porém existem inúmeros exercícios de perna capazes de fortalecerem dedos, pés e tornozelos, e que automaticamente melhorem o equilíbrio, portanto este aparelho entrou um tanto em desuso, sendo mais um luxo para treino.

TEXTOS RECENTES
PROCURA POR TAGS
ACOMPANHE NOSSA PAGINA NO FACE
  • Facebook Classic
bottom of page